sábado, 10 de dezembro de 2016
Teimosa
Não sei se poderia chamar assim, mas você que decidiu parar um pouquinho para ler as reflexões (e trapalhadas) de uma 'recém-nascida' aos 40 é privilegiada(o), já que nunca contei essas coisas para ninguém...
Bom, mas continuando, após dois meses tomando alternadamente chás verde, de amora e de cavalinha comecei a perceber alívio dos sintomas. Até hoje faço uso deles, porque, como falei, melhoraram muito a drenagem linfática e a digestão. Antes eu sentia o corpo inchar, principalmente no calor e isso acabou.
Teve uma época que cheguei a tomar soja em cápsulas, o que foi um desastre, pois ela fez meu peso disparar... para cima, lógico! Mas, meu grande problema era o meu pensamento, que acreditava piamente que poderia manter a mesma alimentação de antes. Não podia e não pode!
Sempre a-d-o-r-e-i chocolate, mas, o que o 'talzinho' tem de gostoso, tem de calórico e gorduroso! Em resumo, ele dá aquele empurrão para que a gente role ladeira abaixo e se enfie inteira na jaca, e não só o pé... Assim, os chás faziam pouco efeito.
Pensei ainda na reposição hormonal, mas sempre tive pé atrás com isso. Tive uma tia que começou a ter os sintomas aos 48 anos, e ela correu repor os hormônios; anos mais tarde ela teve câncer e a médica disse que havia grande probabilidade da doença ter se originado disso. Não tive a confirmação disso, mas, na dúvida, achei melhor não arriscar...
No mar revolto dos hormônios
Eu não sabia muito bem o que estava acontecendo. Me lembro de ter iniciado uma sensação horrível de calor, e que por mais que tentasse fazer, não tinha como evitar ou minimizar. A única alternativa era se acalmar e esperar a crise passar (demorei para engolir isso...).
Era uma tortura... se estava de jaqueta ou blazer, tinha que tirar - não tinha como suportar. Às vezes estava frio e as pessoas deviam achar estranho alguém arrancando a blusa de repente... Daí, vinham os calafrios, ou seja, lembra daquela musiquinha do Sítio do Picapau Amarelo: "...tá frio, tá quente, tá quente, tá frio...". Além de desconfortável e incômodo, o sintoma causava uma irritação tremenda; haja meditação para controlar!
Eu levei tempo para encarar a real... comecei a ler a respeito e descobri que estava vivenciando o tal climatério. Mas já?? Sempre ouvia dizer que iniciava por volta dos 50 anos...
Bom, entre um artigo e outro na internet, descobri alguns chazinhos que poderiam ajudar, então, criei o hábito e acabei aderindo. Outra surpresa positiva: o chá elimina toxinas e a terrível retenção de líquido do corpo... pelo menos alguma coisa boa eu achei em meio à "desordenança" dos hormônios...
Uma desconhecida no espelho
Quando resolvi criar este blog, eu já havia iniciado uma mudança significativa em minha vida. Como a intenção aqui não é ficar escrevendo um número interminável de palavras (as quais, pela tela do computador, cansam muito de dizem pouco...), vou resumir a ideia.
Estou hoje com 46 anos, mas desde os 42, mais ou menos, comecei a sentir os incômodos do climatério (um pouco precoce, mas, tudo bem). Basicamente, eu tinha os famosos 'fogachos' (que eu chamava de 'calor maldito'), enquanto o ciclo foi diminuindo aos poucos.
É certo que eu tinha alguns picos, por exemplo, ficava meses sem menstruar, e de repente, vinha muito, acompanhado de cólicas muito fortes (que eu nunca havia sentido, mesmo quando 'mocinha'...).
Mas, além disso, fui percebendo algumas transformações no humor e na maneira de me olhar no espelho - ah, nessa época eu também comecei a me desinteressar cada vez mais por espelhos... só me olhava do colo para cima!
Surgiram o medo, a insegurança - era como se eu estivesse deixando de 'ser mulher'. Complicado!
Assinar:
Comentários (Atom)


